1ª Mobilidade - Formação em Florença

 

De 11 a 16 de novembro, três docentes do nosso Agrupamento, participaram no Curso de Formação “Designing Inclusive Learning Environments”, que se realizou em Florença - Itália.
As docentes Ana Margarida Lemos, Margarida Marques e Maria Manuel Azevedo, representaram condignamente o Agrupamento nesta aventura formativa, em contexto europeu. Foram debatidas culturas, políticas e práticas inclusivas. As referidas docentes mostraram-se empenhadas e comprometidas com a internacionalização do Agrupamento e com a aplicação dos conhecimentos adquiridos com vista à melhoria do sistema educativo português.
Nesta formação, participaram docentes de instituições espanholas, romenas, palestinianas e um agrupamento de escolas de Lisboa, facto este que possibilitará no futuro o estabelecimento de parcerias internacionais para o Agrupamento.
No primeiro dia, as nossas representantes apresentaram o Agrupamento expondo um pequeno vídeo que foram comentando. No sentido da comunidade escolar acompanhar esta mobilidade, as docentes enviaram durante os cinco dias de formação um Diário de Bordo, refletindo conjuntamente as aprendizagens diárias.
Esta formação marcou o arranque do “Projeto Internacionalizar para Incluir e Inovar”, selecionado e financiado pelo Erasmus+, com o objetivo de internacionalizar, melhorar e alargar conhecimentos dos docentes sobre metodologias de ensino inovadoras, implementação de estratégias de trabalho colaborativo e promoção de ambientes educativos inovadores.

O Plano de Desenvolvimento Europeu do Agrupamento de Escolas D. Maria II tem como principais objetivos:
- Criar oportunidades de acesso a atividades que reforcem a capacidade e o âmbito internacional do nosso agrupamento.
- Melhoria das competências linguísticas de todos os envolvidos.
- Melhoria do conhecimento e das competências profissionais dos participantes, esperando-se uma mudança das práticas letivas e organizacionais, com base nas ferramentas adquiridas nas atividades de formação em que estiveram envolvidos.
- Alargar a adoção de práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, que, através de estratégias de trabalho colaborativo e partilha de boas práticas, se estendam para além dos professores diretamente envolvidos nas atividades de mobilidade.
- Transformar as salas de aula em ambientes de aprendizagem estimulantes e ricos em experiências pedagógicas diversificadas, através do desenvolvimento de novos espaços educativos, da melhoria da qualidade e diversidade das práticas educativas e da adoção de ações organizacionais cada vez mais inclusivas.
- Estabelecer uma rede de parcerias entre organizações de diferentes países. A cooperação à escala europeia permitirá a capacitação dos indivíduos, promoverá a identificação e partilha de boas práticas e irá cria oportunidades para o intercâmbio de experiências e aprendizagens mútuas.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: