Os alunos da Escola Conde de Arnoso participaram no dia 22 de fevereiro nas atividades virtuais no âmbito da LTTA à Roménia. Os alunos partilharam através de vídeoconferência os trabalhos realizados no âmbito da temática da Biodiversidade. Os parceiros da Turquia, de Espanha e da Roménia deslocaram-se presencialmente a Bucareste, já os parceiros das escolas Portuguesa e italiana, participaram através de ferramentas online. 

Foi um momento muito interessante de partilha científica e intercultural. 

Previous Next

O segundo dia (26 de novembro)  foi dedicado às apresentações. No período da manhã, os alunos fizeram apresentações resultantes das pesquisas das temáticas atribuídas no âmbito das energias renováveis: energia solar, eólica, geotérmica, hidroelétrica. A Portugal foi atribuído o tema das energias das marés e das ondas.

Os Portugueses, apesar de serem alunos do 7.º ano e serem mais novos, conseguiram apresentar os seus trabalhos de uma forma eloquente, revelando capacidade de comunicação em inglês. Seguiu-se uma confraternização entre todos os alunos e professores, o que promoveu a interação em diferentes idiomas.

De tarde, os parceiros envolvidos visitaram o parque temático, Loro Parque, onde puderam apreciar a diversidade vegetal e animal do planeta, dando-se enfoque às espécies em vias de extinção, a título de exemplo, os papagaios. Neste espaço, os alunos foram sensibilizados para aquele problema e, ao mesmo tempo, tomaram consciência da necessidade urgente e imediata de agirem para preservarem o Planeta.

Assim sendo, apelamos à nossa comunidade escolar para doravante se comprometer a ajudar o Planeta.

Previous Next

No terceiro dia da estadia em Tenerife (27 de novembro) houve necessidade de ajustar as atividades previstas para o mesmo, devido às condições atmosféricas e ao crescendo do número de casos de covid 19.Neste sentido, não foi possível assistir uma palestra ministrada por um especialista em energias renováveis, nem visitar o parque das eólicas  in Loco. Assim sendo e, no seguimento do exposto visitámos o "Museo de Naturaleza y Arqueologia", local fantástico pela coleção e exposição de diversidade vegetal e animal, bem como pela exposição de múmias a qual deixou os alunos extasiados por tais achados e relíquias. 

Além do supracitado, o museu exibe também tem uma panóplia de protótipos de artefactos arqueológicos. Pudemos, de igual modo, ver o número de ilhas que constituem o arquipélago das Canárias. Facto curioso e destacável é a proximidade entre a Madeira e as Canárias, ambas na Região Biogeográfica da Macaronesia, situando-se as últimas ilhas abaixo da ilha Portuguesa.

Para concluir e fazer um balanço desta mobilidade é de salientar a interação estabelecida, não só entre os nossos alunos, mas também entre os nossos parceiros. Houve lugar à realização de novas aprendizagens e tomada de consciência para a alteração de hábitos de consumo, redução de energias e reforço da importância da reciclagem.

Todos juntos fazemos a diferença!

Previous Next

No primeiro dia da mobilidade (dia 25 de novembro) foi de receção dos países parceiros envolvidos neste projeto – Espanha, Portugal, Itália, Roménia e Turquia.

Os alunos da escola CEIP – SALAMANCA aguardavam a nossa vinda no recinto escolar. As equipas foram apresentadas, sendo que os alunos espanhóis assinalaram a presença destas com as bandeiras de cada um dos países. Posteriormente, foram convidados a dançar, havendo interação salutar entre os mesmos.

A escola anfitriã presenteou todos os países parceiros com exposições alusivas à cultura de cada país. Os alunos apresentaram os trabalhos realizados no âmbito do tema “Energias Renováveis”, nomeadamente a construção de turbinas eólicas elaboradas com materiais recicláveis.

Estes trabalhos foram oferecidos à escola anfitriã. A comunidade escolar recebeu-nos calorosamente, promovendo deste modo a integração e partilha de experiências que caracterizam este projeto.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: