Atividade Física

“A Atividade Física (AF), a saúde e a qualidade de vida estão intimamente relacionadas entre si. O corpo humano foi concebido para se movimentar e como tal necessita de atividade física regular com vista ao seu funcionamento ótimo e de forma a evitar doenças. Está provado que um estilo de vida sedentário constituiu um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no mundo ocidental. Além disso, ter uma vida ativa apresenta muitos outros benefícios, sociais e psicológicos, existindo uma ligação direta entre a atividade física e a esperança de vida, já que as populações fisicamente ativas tendem a viver mais tempo do que as populações inativas”.


In Orientações da União Europeia para a Atividade Física - 2009.

No dia 5 de novembro, na escola sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II foi realizado o rastreio visual aos alunos do 5º ano, em parceria com a Ótica New Look. Esta foi uma atividade promovida pelo grupo de Ciências Naturais, durante a qual uma unidade móvel da referida ótica e os respetivos técnicos de optometria se deslocaram à escola para realizarem este rastreio, detetando em idade precoce problemas na acuidade visual dos nossos alunos.

https://sites.google.com/agrupamentodmariaii.pt/pce/inicio

Objetivo

  • Fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão;
  • Dar a conhecer aos jovens/alunos o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território, da comunidade e da sua identidade;
  • Reconhecer a importância do património e da história local;
  • Incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados.

In http://www.famalicaoeducativo.pt/_viagens_pelo_patrimonio_cultural

 

Metas

Através da Cultura, das Artes e do Património pretende-se que os cidadãos conheçam a sua cultura e identidade, em todo o seu espectro: económico, social, cultural e ambiental, e desenvolvam atividades, dentro e fora da escola.

Pretendemos dar primazia às dinâmicas criativas que englobem as disciplinas artísticas, em estreita relação com as restantes áreas do conhecimento, quer sejam áreas disciplinares, clubes ou projetos, respondendo e trabalhando em conjunto com a autarquia, as instituições e organizações sociais ou culturais.

A Escola deve estar na charneira da produção artística e com ela responder aos problemas, anseios e desejos da comunidade onde se insere.

  

Atividades gerais a desenvolver

  • Dinamização de espetáculos, exposições e outras iniciativas culturais no espaço escolar e/ou no exterior, fortalecendo a relação escola-comunidade, envolvendo todos os seus intervenientes;
  • Participação dos alunos, famílias ou comunidade educativa em espetáculos (concertos, peças teatrais, espetáculos, cinema, debates, exposições, etc.) enquanto espetadores, proporcionando-lhes o contacto com diferentes manifestações artísticas, em articulação com a autarquia, outras organizações ou equipamentos culturais;
  • Promoção da fruição estética através de visitas guiadas e exploratórias em museus;
  • Dinamização de visitas de estudo e/ou aulas fora de portas que permitam diversificar os contextos de aprendizagem e articular as saídas com os conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, mostrando o carácter multi e transdisciplinar das artes e do património;
  • Desenvolvimento de projetos artísticos mobilizando conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e de outras disciplinas.

 

MEDIDAS PROPOSTAS PELO PNA A CONTEMPLAR NO PCE

  • Cidadania Do It/Recursos Pedagógicos
  • Desvio: Sair para Entrar

  

Restantes Medidas

O agrupamento de Escolas D. Maria II quer alargar a sua ação para além do tema – Cultura e Identidade Local. Esse será o seu principal foco de trabalho, com produtos específicos delineados ao longo de dois anos. Apesar deste desígnio, vamos continuar a dinamizar ou a colaborar na produção artística de outros projetos, por iniciativa própria e sempre que solicitados ou desafiados (em articulação) – desde que ligados à Arte, Cultura e Património.

 A Escola deve estar na charneira da produção artística e com ela responder aos problemas, anseios e desejos da comunidade onde se insere. Assim, ao longo do ano colaborará na concretização de atividades artísticas, podendo culminar numa apresentação (sarau) no final de cada ano letivo, nomeadamente no Dia do Patrono.

 

 

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: