No presente mês, de 3 a 7 de fevereiro, três professoras do Agrupamento D. Maria II, participaram no Curso de Formação “Inclusive Education”, que teve lugar em Praga, República Checa, no âmbito do projeto Erasmus +.
No evento formativo “Inclusive Education” abordaram-se temáticas atuais que constituem problemas comuns à grande maioria dos sistemas de ensino da União Europeia. A análise das vantagens e desvantagens ligadas à abordagem da inclusão ou da integração na promoção de uma educação de qualidade e de aprendizagens para todos os alunos constituírem o cerne desta formação. Os docentes presentes em Praga, Elisa Saraiva, Manuela Ventura e Rita Sousa, debateram e refletiram, em conjuntos com os restantes colegas europeus, sobre os riscos e barreiras da educação inclusiva, e da existência de potenciais conflitos na sala de aula.
Esta formação englobou duas visitas de estudos a diferentes escolas da cidade de Praga, nomeadamente a uma escola privada, com alunos de 11 a 18 anos, e a uma escola pública, com alunos dos 6 aos 14 anos. Estas visitas foram igualmente uma oportunidade de se confrontarem diferentes perspetivas e práticas patentes nos diversos sistemas de ensino europeus.
Além das docentes famalicenses, estiveram presentes instituições de ensino espanholas, romenas e gregas, permitindo a criação de laços que se irão concretizar-se no estabelecimento de futuras parcerias estratégicas. As docentes mantiveram-se sempre em contacto com o Agrupamento através da publicação de um Diário de Bordo, refletindo sobre as aprendizagens que diariamente realizavam e possibilitando o acompanhamento online da formação.
Esta formação marcou mais uma etapa do Projeto “Internacionalizar para Incluir e Inovar”, selecionado e financiado pelo Erasmus+, a decorrer neste Agrupamento.