Apresentação realizada pelos alunos sobre o país parceiro. Neste caso coube a Portugal apresentar a Suécia.
Apresentação realizada pelos alunos sobre o país parceiro. Neste caso coube a Portugal apresentar a Suécia.
Na semana de 3 a 8 de outubro um grupo de 10 alunos, dos 7º, 8º e 9º anos da Escola D. Maria II, participaram na atividade em mobilidade a Frosinone, Itália. Esta atividade foi dedicada à implementação de soluções baseadas na própria natureza para valorização dos rios e suas margens, nunca descurando o contexto cultural de cada local.
Durante esta semana, os alunos visitaram a região de Ciociaria, começando por Posta Fibreno, um lago com uma ilha flutuante e o respetivo Museu Etnográfico. Depois tiveram oportunidade de se encantar com o Castelo de Isola del Liri e uma linda queda de água. Visitaram, ainda, nesse local, uma antiga fábrica de papel.
Ainda no que concerne a vistas a locais com potencial interesse natural e cultural, junto de rios e cursos de água, levando os alunos a compreender de que modo podem ser valorizados e recuperados, os alunos das escolas D. Maria II, do Instituto Compreensivo de Frosinone e do IES de Villa Verde del Rio visitaram uma queda de água em Schioppo, localizada junto de uma Mina Romana em ruínas. Neste local, com o apoio de cientistas de uma ONG (Coordinamento Schioppo Bene Comune) realizaram várias atividades e tomaram contacto com a fauna e flora autóctones nas margens do Rio Cosa.
Visitaram em Roma o Rio Tibre e observaram, in loco, o impacto que a pressão demográfica e o turismo exercem sobre aquele local.
Os alunos, com base no material recolhido durante as visitas, realizaram, em conjunto, várias apresentações que foram compiladas num eBook relativo às possíveis soluções para a valorização das margens dos rios e da qualidade da sua água.
Os alunos e professores das três escolas parceiras foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Frosinone e tiveram oportunidade de visitar o Tesouro da Cidade, guardado numa caixa-forte que se encontra no edifício dos Paços do Concelho.
Foi uma semana repleta de momentos de aprendizagem, camaradagem e estreitamento de relações à escala europeia.
Esta foi a última mobilidade presencial deste projeto Erasmus, estando prevista uma atividade virtual no final deste ano letivo, na qual os parceiros irão partilhar as soluções que encontraram para melhorar a respetiva pegada hídrica e contribuir para uma maior consciencialização das suas comunidades para o severo problema que os respetivos países enfrentam, com episódios de seca extrema, que já se têm feito sentir nos últimos anos.