O ultimo dia, 3 de dezembro, começou com um momento de reflexão e feedback sobre as atividades realizadas até ao momento e foram planificadas as tarefas futuras, de modo a assegurar a implementação das mobilidades nos quatro países.
Mas, o ponto forte do dia foi a participação nas cerimónias alusivas ao Dia da Independência Finlandesa, celebrado com grande solenidade na escola Laihian Lukio. Os alunos mais velhos realizaram uma romagem ao cemitério local para depositar coroas de flores a homenagear os combatentes que sucumbiram durante a Guerra Civil Finlandesa que teve lugar em 1918. As cerimónias continuaram no ginásio da escola com a audição do Hino Nacional, discursos de alunos e de veteranos, intercalados com momentos musicais.
Durante a tarde foi tempo de visitar a exposição "Suit Pigs" que chama à atenção para o impacto da agricultura intensiva e do consumo excessivo no meio ambiente, tema a tratar nos próximos tempos que antecedem a primeira mobilidade com alunos.
Houve ainda tempo para visitar, na cidade de Seinajoki, o complexo de edifícios projetados pelo famosos Arquiteto Alvar Aalto, com particular destaque para a Igreja Lakeuden Risti e da Biblioteca. Toda a visita decorreu sempre debaixo de neve intensa e com temperaturas a rondar os -13ºC.